Cartório Notarial de Avis

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPTG/NOT/CNAVS06
Title type
Atribuído
Date range
1881 Date is certain to 1996-11-28 Date is certain
Prominent dates
1900-1976
Dimension and support
450 u.i. (389 liv., 61 mç.) ; 9,15 m.l.
Biography or history
Ofício de tabelião anexado a um dos lugares de escrivão da comarca de Avis, estabelecido pelo decreto de 2 de Novembro de 1899. Constituí-se no lugar de notário criado pelo decreto de 23 de Dezembro de 1899, continuando anexado à escrivania judicial. Posteriormente extinto, o lugar de notário foi restabelecido em 1949.
Acquisition information
Incorporação do Cartório Notarial de Avis em [1943?], 04/10/1955, 16/10/1990, 04/06/1998, 18/06/2001, 28/03/2003 e 17/10/2008.
Scope and content
Compreende documentação relativa a Alcôrrego, Aldeia Velha, Avis, Benavila, Ervedal, Figueira, Galveias, Maranhão e Valongo. Constituído por livros de registo de protestos de letras, de registo de instrumentos e actos praticados fora das notas de termos de abertura de sinais, de registo de reconhecimentos de sinais nas certidões de missas, de notas para actos e contratos entre vivos, de notas para testamentos públicos e doações para depois da morte, de registo de reconhecimentos e assinaturas, de registo de autos de aprovação de testamentos cerrados, de procurações, seus substabelecimentos e revogações, de inventário do cartório, de quaisquer outros registos por disposição da lei ou a requerimento dos interessados, de averbamento diário dos actos lavrados nos livros de notas, de notas para escrituras relativas a sociedades comerciais, de registo de apresentação de letras a protesto, de notas para escrituras diversas, de sinais, de protestos de títulos de crédito, de registo de escrituras lavradas nos livros de notas para escrituras diversas, documentos relativos aos livros de notas, mapas, certificados e guias de depósito relativos a impostos, contribuições e emolumentos, relações mensais de escrituras e índices de notas.

Notários: António José de Carvalho e António José de Carvalho Júnior, Francisco Ferreira Pimenta, António Maria Sequeira Queiroz, Armando Madeira, António Maria Campeão de Freitas, Maria Lucinda da Silva Pereira, Euclides Moreira Dias, José Duarte de Almeida, Eduardo Dias Lopes Mourato, António José Tavares Prado de Castro, Carlos Emílio de Menezes e Mello Vaz de Sampaio, Mário Caldeira Duarte de Sousa, António Crucho Dias, Arfano de Loyola Patrício Furtado, Eduardo Dias Lopes, Álvaro Mendes da Costa, Vitor Manuel Patrício Soares de Bastos, João Romão Esteves, José Martins Chorão da Fonseca, António da Fonseca Cortês, Eduardo Manuel Pereira de Almeida, António José Vairinho Borrecho (interino), Simão Rebocho Velez (ajudante), Pedro Couto de Castro Pita (interino), Vítor Manuel Catarino Teixeira, Laura Marques Justino e Lúcia Fontinha.
Accruals
A documentação de conservação permanente do Cartório Notarial de Avis é transferida para o Arquivo Distrital de Portalegre, de acordo com as normas vigentes.
Arrangement
Organizado em séries cronologicamente ordenadas.
Access restrictions
Acesso condicionado pelo estado de conservação dos documentos e pela legislação em vigor.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos e pela legislação em vigor.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em bom estado de conservação.
Other finding aid
Guia, inventário, índice de notas incompleto, livros de registo de escrituras.
Related material
Sucedeu ao cartório do 5.º Ofício dos tabeliães do judicial e notas.
Creation date
10/22/2008 12:00:00 AM
Last modification
4/27/2020 10:22:24 AM