Administração do Concelho de Elvas

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPTG/ALL/ACELV
Title type
Atribuído
Date range
1831 Date is certain to 1935 Date is certain
Dimension and support
1,50 m.l. (49 liv., 16 mç.); 74,9 Gb. (92 liv.)
Biography or history
A Administração do Concelho de Elvas foi criada pelos decretos de 25 de Abril e 18 de Julho de 1835, sucedendo o Administrador do Concelho, cujas competências surgem regulamentadas no Código Administrativo de 1836, ao Provedor do Concelho, figura criada pelo decreto-lei nº 23, de 16 de Maio de 1832. O Administrador do Concelho, funcionário de nomeação régia, servia por períodos de dois anos, podendo ser reeleito. Entre as suas atribuições contavam-se a direcção dos trabalhos públicos não financiados pela autarquia, a superintendência de quanto respeitasse à saúde pública, polícia preventiva e pesos e medidas, o controle dos jogos ilícitos, passaportes e armas de fogo, a manutenção do registo civil de nascimentos, casamentos e óbitos, o registo dos testamentos e o cumprimento dos legados pios. Para além destas atribuições, o Administrador do Concelho era ainda responsável pela inspecção das irmandades e confrarias, pela administração dos expostos e estabelecimentos de ensino público, pelo recrutamento militar e pela supervisão dos bens e rendimentos pertencentes à fazenda pública. A figura do Administrador do Concelho foi suprimida pelo decreto nº. 9:356, de 8 de Janeiro de 1924 e restabelecida, logo no ano seguinte, pela portaria nº. 4:529, de 23 de Novembro. A extinção das administrações do concelho decorreu de modo gradual: em 1926 foram extintas as administrações dos concelhos sedes de distrito, à excepção de Lisboa e Porto, transitando as funções dos administradores para os comissários de polícia. As administrações dos restantes concelhos foram extintas pelo decreto nº. 14:812 de 31 de Dezembro de 1927. Manteve-se, contudo, a figura do Administrador do Concelho até à publicação do Código Administrativo de 1936.
Acquisition information
Incorporação da Conservatória do Registo Civil de Elvas em 30/11/2011 e da Conservatória do Registo Civil de Portalegre em 21/03/2013.
Scope and content
Inclui termos de reconhecimento de foreiros da Fazenda Nacional, termos de arrendamento de propriedades da Fazenda Nacional, Registo de pagamentos de rendas, foros e juros dos bens nacionais, termos de arrendamento e arrematações de bens da Fazenda Nacional, termos de reconhecimento de foreiros da Fazenda Nacional [treslados], inventários de bens móveis e imóveis, autos de administração dos bens de extintos conventos, tombos de bens e compromisso da Confraria de Nossa Senhora da Soledade de Elvas [cópias], processos relativos à posse da capela de Santa Ana em Elvas, manifestos de dinheiros gratuitos, manifestos de dinheiros dados a juros, manifestos de dinheiros litigiosos, registo de documentos pagos, registo de participações pela transmissão de bens, copiadores de ofícios recebidos de diferentes autoridades sobre fiscalização do imposto de transmissão, registos de nascimentos, registos de casamentos, registos de óbitos, registos de legitimações e autos de contas de legados pios.
Accruals
Não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série
Access restrictions
Acesso condicionado pelo estado de conservação dos documentos.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Razoável
Other finding aid
Guia; inventário
Alternative form available
As séries de registos de nascimentos, casamentos, óbitos e legitimações estão disponíveis em formato digital.
Related material
Portugal, Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Elvas, Administração do Concelho de Elvas (F)

Portugal, Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Elvas, Câmara Municipal de Elvas (F)
Notes
Datas de produção: 1834-1918
Creation date
11/16/2007 12:00:00 AM
Last modification
12/5/2016 4:22:55 PM