Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Distrital de Portalegre
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
ALL/ACAVS
Administração do Concelho de Avis
1835/1911
A
Serviços administrativos
1862/1886
D
Contribuições e impostos
1835/1856
G
Nascimentos, casamentos, óbitos e legitimações
1879/1911
Administração do Concelho de Avis
Description level
Fonds
Reference code
PT/ADPTG/ALL/ACAVS
Title type
Atribuído
Date range
1835
to
1911
Dimension and support
33 liv.; 0,15 m.l.
Biography or history
A Administração do Concelho de Avis foi criada pelos decretos de 25 de Abril e 18 de Julho de 1835, sucedendo o Administrador do Concelho, cujas competências surgem regulamentadas no Código Administrativo de 1836, ao Provedor do Concelho, figura criada pelo decreto-lei nº 23, de 16 de Maio de 1832. O Administrador do Concelho, funcionário de nomeação régia, servia por períodos de dois anos, podendo ser reeleito. Entre as suas atribuições contavam-se a direcção dos trabalhos públicos não financiados pela autarquia, a superintendência de quanto respeitasse à saúde pública, polícia preventiva e pesos e medidas, o controle dos jogos ilícitos, passaportes e armas de fogo, a manutenção do registo civil de nascimentos, casamentos e óbitos, o registo dos testamentos e o cumprimento dos legados pios. Para além destas atribuições, o Administrador do Concelho era ainda responsável pela inspecção das irmandades e confrarias, pela administração dos expostos e estabelecimentos de ensino público, pelo recrutamento militar e pela supervisão dos bens e rendimentos pertencentes à fazenda pública. A figura do Administrador do Concelho foi suprimida pelo decreto nº. 9:356, de 8 de Janeiro de 1924 e restabelecida, logo no ano seguinte, pela portaria nº. 4:529, de 23 de Novembro. A extinção das administrações do concelho decorreu de modo gradual: em 1926 foram extintas as administrações dos concelhos sedes de distrito, à excepção de Lisboa e Porto, transitando as funções dos administradores para os comissários de polícia. As administrações dos restantes concelhos foram extintas pelo decreto nº. 14:812 de 31 de Dezembro de 1927. Manteve-se, contudo, a figura do Administrador do Concelho até à publicação do Código Administrativo de 1936.
Acquisition information
Incorporação da Conservatória do Registo Civil de Avis em 20/05/2011 e da Conservatória do Registo Civil de Portalegre em 21/03/2013.
Scope and content
Copiadores da correspondência expedida a diferentes autoridades, copiadores da correspondência expedida ao delegado do tesouro, arrolamento dos vinhos e aguardentes e lançamento do imposto do subsídio literário, registo de róis sobre transmissão de propriedades enviados pelo recebedor da paróquia, registos de nascimentos, registos de casamentos, registos de óbitos e registos de legitimações.
Accruals
Não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série
Access restrictions
Acesso condicionado pelo estado de conservação dos documentos.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Razoável
Other finding aid
Guia; inventário
Alternative form available
As séries de registos de nascimentos, casamentos, óbitos e legitimações estão disponíveis em formato digital.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Portalegre, Câmara Municipal de Avis (F)
Portugal, Arquivo Histórico Municipal de Avis, Administração do Concelho de Avis (F)
Portugal, Arquivo Histórico Municipal de Avis, Câmara Municipal de Avis (F)
Creation date
6/8/2011 12:00:00 AM
Last modification
10/8/2015 11:26:08 AM
Add to my list
© 2008 - Arquivo Distrital de Portalegre |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled