Convento de São Francisco de Portalegre

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPTG/MON/CVSFPTG
Title type
Formal
Date range
1603-07-30 Date is certain to 1834-05-23 Date is certain
Dimension and support
59 u.i.
Biography or history
Não se conhece com exactidão a data de fundação deste convento mas sabe-se, com toda a certeza, que esta congregação franciscana se encontrava já em Portalegre em 1266, ano em que um João Lourenço, clérigo de missa, doou aos frades menores que então residiam apud portam alacer fontem, a água desta para seu uso.

Em 1272 decorriam já as obras de construção da igreja, com os apoios de D. Afonso III e do arcebispo de Cória que concedeu uma indulgência de 40 dias a todos os que para esse efeito contribuíssem com as suas esmolas.

Um outro documento, epigráfico, originariamente colocado no alpendre da igreja do convento comemorava a fundação, naquele local, em 1274, de um hospital para acolhimento dos pobres ao qual, se anexaram diversas propriedades, entre as quais uma adega situada junto à Porta de Alegrete cum cupis et vinis, para sustento dos frades que nele assistiam.

Inicialmente, o convento incluía-se na custódia de Lisboa da Província de Santiago da Ordem de São Francisco. Mais tarde, em 1384, o convento de Portalegre, juntamente com os seus congéneres portugueses, separou-se das restantes casas da sua província, passando a integrar a Província de Portugal que viria a ser oficialmente reconhecida, em princípios do séc. XV. Em meados do século seguinte, o convento passou a integrar a Província dos Algarves, da mesma obediência.

Em 1542, em consequência da restauração da regular observância, os bens dos conventuais do Convento de São Francisco de Portalegre passaram para a jurisdição do Convento de Santa Clara desta cidade.

Posteriormente à extinção das ordens religiosas, em 1834, o convento foi utilizado como aquartelamento militar, unidade fabril e Arquivo Distrital.
Custodial history
Documentação transferida da Direcção de Finanças do Distrito de Portalegre para o Arquivo Distrital de Portalegre, em cumprimento do disposto na alínea a) do § 1º do art.º 26 do decreto com força de lei n.º 19952, de 27 de Junho de 1931. A documentação deu entrada no Arquivo Distrital em Março de 1938. Parte da documentação, proveniente da Repartição de Finanças do Concelho de Portalegre foi incorporada em 1998.
Acquisition information
Incorporação directa proveniente da Direcção de Finanças do Distrito de Portalegre.
Scope and content
Inclui inventários, testamentos, tombos de capelas, memórias, documentos pontifícios, petições, provisões e alvarás.
Accruals
Não estão previstos quaisquer ingressos adicionais.
Arrangement
Organizado em séries cronológicamente ordenadas
Access restrictions
Acesso condicionado pelo estado de conservação dos documentos.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos.
Language of the material
Português, latim, italiano
Physical characteristics and technical requirements
Contém alguns documentos em mau estado de conservação.
Other finding aid
Catálogo, DIGITARQ
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Portalegre, Provedoria da Comarca de Portalegre (F)

Portugal, Arquivo Distrital de Portalegre, Repartição da Fazenda do Concelho de Portalegre (F)

Portugal, Arquivo Distrital de Portalegre, Repartição da Fazenda do Distrito Administrativo de Portalegre (F)

Biblioteca Nacional de Portugal, Arquivos Privados, Arquivos Eclesiásticos Monásticos, Ordens Religiosas, Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), Convento de São Francisco de Portalegre (Col.)
Creation date
11/19/2007 12:00:00 AM
Last modification
9/16/2015 4:22:58 PM