Convento de Santa Clara de Portalegre

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPTG/MON/CVSCPTG
Title type
Formal
Date range
1442-05-22 Date is certain to 1899 Date is certain
Dimension and support
48 u.i. (30 liv., 18 mç.)
Biography or history
Fundado, em data incerta, por Maria Fernandes e Elvira Anes, esta foi a segunda instituição da Ordem de São Francisco no Alentejo. A sua criação foi posteriormente reconhecida por bula de Urbano V, ca. 1370. Inicialmente instalado em lugar desconhecido, o mosteiro passou, naquela data, a ocupar um palácio e uns banhos de que o rei D. Fernando fez mercê às suas fundadoras. Erigido sob a obediência dos padres claustrais, nela se manteve atá 1534, ano em que, por autoridade apostólica, passou à observância. Porém, por breve de Clemente VII, de 11 de Maio de 1537, o mosteiro regressou à sua obediência original. Em virtude da reforma dos claustrais, em 1542, o mosteiro inicialmente integrado na Província de Portugal da sua ordem, passou à então criada Província dos Algarves. Em 1550, por patente do provincial, de 16 de Dezembro, foram-lhe afetadas todas as rendas do mosteiro de S. Francisco de Portalegre. Em 1551, extinguindo-se o convento de Santa Clara de Estremoz, algumas das suas religiosas passaram à casa de Portalegre que, pelos mesmos motivos, recebeu parte dos bens e rendas auferidos pela casa extinta.

Já há muito desapareceu a maior parte do edifício original de que restam apenas dois tramos do claustro térreo, outro tanto sucedendo com a primitiva igreja do convento, concluída em 1389.

O convento sofreu, durante os sécs. XV, XVI e XVIII profundas modificações que alteraram grandemente o seu aspecto original, reduzindo-o a um aglomerado de construções heterogéneas onde se foram acumulando os acrescentamentos sem estilo.

Extinto em 1834, o convento foi, depois da morte da última religiosa, transformado em recolhimento de senhoras pobres. No início do passado século foi ocupado pela Associação de Protecção e Amparo de Nossa Senhora das Dores e durante a década de 1960, funcionou como recolhimento de Santa Clara. Nele estiveram ainda instalados os serviços do Internato de Santo António.

Depois de 1974 instalaram-se no seu espaço vários serviços municipais e associações culturais e recreativas.

Em Maio de 1999 foi inaugurada a Biblioteca Municipal de Portalegre, ocupando a totalidade do espaço do antigo convento.

Foi classificado monumento nacional pelos decretos 8.518, de 30 de Novembro de 1922 (claustro) e 25.523 de 20 de Junho de 1935 (convento).
Custodial history
Durante a ocupação de Portalegre pelas forças espanholas, em 1704, o cartório do convento foi alvo de grande delapidação. Em 1857, a documentação foi objecto de reorganização, tendo então sido reunidos em unidades factícias a quase totalidade dos documentos avulsos existentes, em parte provenientes dos conventos de S. Francisco de Portalegre e de Estremoz. Documentação transferida da Direcção de Finanças do Distrito de Portalegre para o Arquivo Distrital de Portalegre, em cumprimento do disposto na alínea a) do § 1º do art.º 26 do decreto com força de lei n.º 19952, de 27 de Junho de 1931.A documentação deu entrada no Arquivo Distrital em Março de 1938 e Abril de 1998.
Acquisition information
Incorporação directa proveniente da Direcção de Finanças do Distrito de Portalegre em 13/03/1998.
Scope and content
Inclui escrituras diversas, eleições de abadessas, livros de votos, livros de juros, actas e patentes, livro de defuntas, inventários, memórias e tombos de propriedades.
Accruals
Não estão previstos quaisquer ingressos adicionais.
Arrangement
Organizado em séries cronológicamente ordenadas.
Access restrictions
Acesso condicionado pelo estado de conservação dos documentos.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos.
Language of the material
por, lat, spa
Physical characteristics and technical requirements
Contém alguns documentos em mau estado de conservação.
Other finding aid
Listagem provisória de séries, catálogo
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Portalegre, Provedoria da Comarca de Portalegre (F)

Portugal, Arquivo Distrital de Portalegre, Repartição da Fazenda do Concelho de Portalegre (F)

Portugal, Arquivo Distrital de Portalegre, Repartição da Fazenda do Distrito Administrativo de Portalegre (F)

Portugal, Arquivo Distrital de Portalegre, Convento de S. Francisco de Portalegre (F)

Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Convento de Santa Clara de Portalegre (F)

Portugal, Biblioteca Nacional de Portugal, Fundos de Arquivo, Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), Santa Clara, Portalegre (Col.)
Creation date
11/19/2007 12:00:00 AM
Last modification
4/13/2022 10:19:53 AM