Convento de Santo António de Fronteira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPTG/MON/CVSAFTR
Title type
Atribuído
Date range
1579-07-04 Date is certain to 1828-12-30 Date is certain
Dimension and support
1 Cx.
Biography or history
Este convento da Província da Piedade da Ordem de São Francisco foi fundado por escritura pública de 8 de Setembro de 1610, celebrada entre o provincial daquela ordem e o povo e gente da governança de Fronteira, com a presença do comendador da vila, D. Lucas de Portugal e de outras autoridades civis e religiosas.

A edificação propriamente dita teve lugar em terrenos particulares, para esse efeito doados ou adquiridos e só se iniciou em 1 de Maio de 1613, data do lançamento da primeira pedra pelo então bispo de Elvas, D. Rui Pires da Veiga.

Enquanto padroeira do convento era a Câmara Municipal de Fronteira o elemento mais decisivo para a manutenção da comunidade que, ao contrário de muitas das suas congéneres, nunca foi objecto de grandes privilégios ou doações apesar de nele se localizar o jazigo de alguns membros das casas condais da Vidigueira e de Vimioso.

Apesar da sua relativa pobreza, o convento manteve uma aula pública de Latim que se achava ainda em funcionamento no início do séc. XIX.

Extinto em 1834, nas suas dependências funcionou, durante o período de 1836 a 1841, a casa das audiências do tribunal da recém-criada comarca de Fronteira.

Posteriormente abandonado, o Convento de Santo António achava-se já, em 1879, época em que foi adquirido por um particular, totalmente reduzido a ruínas sobre as quais, nos princípios do séc. XX, o então proprietário mandou construir uma casa de habitação, com traça do arquitecto Ernesto Korrodi.
Custodial history
Documentação transferida da Direcção de Finanças do Distrito de Portalegre para o Arquivo Distrital de Portalegre, em cumprimento do disposto na alínea a) do § 1º do art.º 26 do decreto com força de lei n.º 19952, de 27 de Junho de 1931. A documentação deu entrada no Arquivo Distrital em Março de 1938.
Acquisition information
Incorporação directa proveniente da Direcção de Finanças do Distrito de Portalegre.
Scope and content
Inclui alvarás, cartas e provisões régias, testamentos, sentenças, inquirições, petições, privilégios, escrituras e patentes.
Accruals
Não estão previstos quaisquer ingressos adicionais.
Arrangement
Organizado em séries cronológicamente ordenadas.
Access restrictions
Acesso condicionado pelo estado de conservação dos documentos.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos.
Language of the material
por, lat, fre
Physical characteristics and technical requirements
Contém alguns documentos em mau estado de conservação.
Other finding aid
Listagem provisória de séries, catálogo, DIGITARQ
Related material
Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Fronteira

Biblioteca Municipal de Elvas

Portugal, Arquivo Distrital de Portalegre, Repartição da Fazenda do Distrito Administrativo de Portalegre (F)

Portugal, Arquivo Histórico do Ministério das Finanças, Autos de Inventário dos bens pertencentes aos extintos conventos da Ordem de S. Francisco da Província da Piedade, cx. 2217

Portugal, Torre do Tombo, Convento de Santo António de Fronteira (F)
Creation date
11/19/2007 12:00:00 AM
Last modification
1/28/2019 9:16:18 AM