Câmara Municipal de Portalegre

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPTG/ALL/CMPTG
Title type
Atribuído
Date range
1677 Date is certain to 1851 Date is certain
Dimension and support
314 u.i. (313 liv., 1 cad.); 7,05 m.l.
Biography or history
O concelho de Portalegre foi desmembrado do de Marvão por D. Afonso III que lhe deu foral em 1259. Em 1299, D. Dinis reservou para sempre o senhorio da localidade para a Coroa. Teve foral novo de D. Manuel em 29 de Março de 1511. Em 3 de Janeiro de 1533 foi feita cabeça de uma nova correição então criada por D. João III. Sede de diocese por bula do papa Paulo III, de 18 de Agosto de 1549. Elevada a cidade por D. João III, em 23 de Maio de 1550. Por decreto de 18 de Julho de 1835 foi elevada a capital de distrito.

Compreende actualmente as freguesias de Alagoa, Alegrete (anexada em 1855), Carreiras, Fortios, São Lourenço, Sé, Reguengo, Ribeira de Nisa, São Julião (anexada em 1896) e Urra.
Acquisition information
Transferência do fundo da Câmara Municipal de Portalegre para o Arquivo Distrital em 1937.
Scope and content
Inclui livros de registo de leis e ordens régias, de actas das vereações, de registo de licenças, de avaliação e distribuição de rendas, de arrematações de rendas, de receita e despesa de rendas, de receita e despesa, de contas do tesoureiro, da contribuição da décima, do real d´água, de sisas, do usual, de manifestos dos pardais, de recenseamento eleitoral, de ordenanças, de actas da Junta Sanitária, de recrutamento militar, de recenseamento de jurados, de manifestos de cereais, de socorros a lavradores, de juramento e fianças de vinhateiros, de manifesto dos gados, de juramentos e fianças, de guias de fianças, de licenças de porta aberta, de registo dos preços dos géneros, de assentos e recibos dos tabacos, de aferições de pesos e medidas, de amas dos expostos, mandados de pagamento e tombos dos bens do concelho.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série.
Access restrictions
Comunicável, salvo os documentos em mau estado de conservação.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Bom estado de conservação
Other finding aid
Guia, inventário
Related material
Portugal, Arquivo da Câmara Municipal de Portalegre, Câmara Municipal de Portalegre (F)

Portugal, Arquivo Distrital de Portalegre, Administração do Concelho de Portalegre (F)

Portugal, Torre do Tombo, Desembargo do Paço, Secretaria das Comarcas, Repartição da Beira, Expediente da Secretaria da Repartição, Administração Local, Lembretes 1759-1805

Portugal, Torre do Tombo, Desembargo do Paço, Diversas Repartições , Maço 30

Portugal, Torre do Tombo, Desembargo do Paço, Secretaria das Comarcas, Repartição do Alentejo e Algarve, Expediente da Secretaria da Repartição, Expediente despachado e escusado, Requerimentos e petições despachadas e escusadas, Portalegre
Creation date
11/26/2007 12:00:00 AM
Last modification
4/20/2020 4:09:18 PM