Convento de Santo António de Sousel

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPTG/MON/CVSASSL
Title type
Formal
Date range
1533-01-23 Date is certain to 1834-10-24 Date is certain
Dimension and support
6 cx. (25 ui + 37 dc + 301 d)
Biography or history
O convento de Santo António de Sousel, da Ordem de S. Paulo, foi fundado por escritura pública celebrada em 2 de outubro de 1616 entre a câmara, povo e confraria de Santo António daquela vila e o provincial da ordem de S. Paulo da Serra d`Ossa, frei Francisco da Natividade. Para esse efeito a confraria fez doação aos religiosos, da ermida de Santo António, reedificada em 1605, com os seus anexos, comprometendo-se os irmãos a construir junto dela um pequeno cómodo em que se pudessem instalar os três frades da comunidade inicial. Este contrato viria a ser ratificado em Avis, na presença do prior-mor do convento de Avis, D. Frei Lopo de Sequeira Pereira, em 21 de julho de 1617. Depois de obtidas as licenças do arcebispo de Évora, em 15 de dezembro de 1617; do rei, em 18 de outubro de 1618 e novamente do rei, enquanto governador do Mestrado e Ordem de Avis, em 29 de novembro de 1618. Os paulistas, provenientes do extinto convento da Fonte Arcada, instalaram-se definitivamente na nova casa em 1619, durante o penúltimo ano do pontificado de Paulo V. Porém, a falta de cumprimento das cláusulas contratuais por parte da Ordem de S. Paulo veio motivar os protestos do povo de Sousel e a consequente suspensão das obras do mosteiro, diferendo definitivamente sanado em 23 de janeiro de 1621, com a anexação definitiva dos bens do extinto convento da Fonte Arcada, de Avis, ao convento de Sousel. Constituiu-se, assim, o património do convento com as herdades da Provença, do Montinho, dos Passarinhos, da Granja e de Pero de Alter a que viriam, com o tempo, a juntar-se outras propriedades adquiridas por compra ou doação. Extinto em 1834.
Custodial history
O cartório do convento incluía inicialmente a documentação do extinto convento da Fonte Arcada que foi, em grande parte, transferida para o convento da Serra d´Ossa em 1669. Desse ano data a primeira notícia de inventariação do cartório e de numeração dos documentos. Em 1741, na sequência da publicação de um breve para redução de missas, de Benedito XIV, frei José de Santa Catarina reorganizou a documentação agrupando-a em dois grandes conjuntos relativos às capelas instituídas no convento e aos bens patrimoniais, respectivamente, identificando-se os documentos com um código alfanumérico. Em agosto de 1816, a documentação seria alvo de uma nova intervenção por parte do visitador da ordem que elaborou os índices dos tomos então constituídos. Uma última e muito abreviada descrição do cartório viria a ser feita em 24 de outubro de 1834, já depois da extinção do convento, pelo provedor do concelho de Sousel, em cumprimento do decreto de 4 de junho do mesmo ano. O fundo foi posteriormente disperso encontrando-se actualmente repartido entre o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o Arquivo Distrital de Portalegre. Documentação transferida da Direcção de Finanças do Distrito de Portalegre para o Arquivo Distrital de Portalegre, em cumprimento do disposto na alínea a) do § 1º do art.º 26 do decreto com força de lei n.º 19952, de 27 de Junho de 1931. A documentação deu entrada no Arquivo Distrital em Março de 1938.
Acquisition information
Incorporação directa proveniente da Direcção de Finanças do Distrito de Portalegre.
Scope and content
O fundo agrega documentação produzida pelos conventos de Sousel e Fonte Arcada, maioritariamente constituída por treslados de originais diretamente relacionados com a gestão de direitos e propriedades integrantes do património da comunidade ou decorrentes da fundação e administração das capelas instituídas no mosteiro. Inclui escrituras tabeliónicas, testamentos, instituição de capelas, inventários, autos de posse, cartas, sentenças judiciais, memórias, tombos, inventários bem como alguma documentação de carater privado, sendo mínima a presença dos documentos relativos aos percursos dos religiosos no seio da comunidade.
Accruals
Não estão previstos quaisquer ingressos adicionais.
Arrangement
Documentação agrupada em tombos factícios, ordenada cronologicamente
Access restrictions
Acesso condicionado pelo estado de conservação dos documentos.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos.
Language of the material
Português, latim
Physical characteristics and technical requirements
Contém alguns documentos em mau estado de conservação.
Other finding aid
Guia de fundos, DIGITARQ
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Portalegre, Repartição da Fazenda do Distrito Administrativo de Portalegre

Portugal, Arquivo Distrital de Portalegre, Cartório Notarial de Sousel

Portugal, Biblioteca Pública de Évora, Convento de São Paulo da Serra d´Ossa

Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Mosteiro de Santo António de Sousel
Creation date
11/19/2007 12:00:00 AM
Last modification
10/2/2014 12:00:23 PM